Os dispositivos oclusais, conhecidos popularmente como "plaquinhas" ou "placas miorelaxantes", são importantes e antigos aliados no controle de alguns tipos de DTM e disfunção temporomandibular, além de ajudar a reduzir os efeitos deletérios ocasionados por hábitos parafuncionais, como o apertamento e o bruxismo.Dispositivo interoclusal

No entanto, devemos entender que as dinfunções temporomandibulares são de origem multifatorial, e que os dispositivos oclusais, quando utilizados isoladamente, não constituem forma adequada de tratamento para estas desordens.

O mesmo ocorre com o bruxismo, que trata-se de uma desordem de movimento de AÇÃO CENTRAL, logo dispositivos como a famosa "plaquinha" não tem capacidade de curar ou tratar o bruxismo. Seu efeito nesses casos será apenas de impedir desgastes dentários, e proteger as estruturas adjacentes da força aplicada.

Simplesmente indicar, sem um diagnóstico preciso, um dispositivo oclusal para tratamento da dor, ou porque o paciente relata bruxismo, é um equivoco, e não constitui tratamento adequado.

Em ambos os casos, é essencial que o paciente procure um profissional qualificado para o diagnóstico, seguido de um plano de tratamento individualizado. Consulte seu dentista.

Viva sem dor.

botao recomendar