O tratamento da DTM é complexo e engloba diversas áreas e fases de tratamento. A fisioterapia com exercícios de mobilização, alongamento e fortalecimento dos musculos da face constitui etapa de extrema importante na reabilitação do paciente.

Após anamnese detalhada e diagnóstico do paciente, o dentista irá estabelecer uma estratégia de tratamento, que pode envolver diversas armas e fases terapêuticas. Dentre elas, fisioterapia, termoterapia, TENS, agulhamento seco, Laserterapia, viscosuplementação, artrocentese, dentre várias outras.

Podemos dizer no entanto, que a fisioterapia realizada, com profissional capacitado, constitui uma das etapas mais importantes, presente em praticamente todos os tratamentos de DTM, sendo estes cirúrgicos ou não. Por isso a importântica de um atendimento multidisciplinar. Dentre os exercícios utilizados para o alívio da dor e reablitação, podemos citar exercícios de abertura, protrusão e lateralidade com ou sem resistência, dependendo do quadro clínico e diagnóstico do paciente em questão. Na aba VIDEOS do meu site, acabo de publicar vídios demonstrativos para auxiliar os pacientes na execução de alguns destes exercícios (ATENÇÃO, NÃO RECOMENDAMOS A REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS SEM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL)

Embora os movimentos sejam relativamente simples de serem executados, cada caso exigem uma sequência correta de progressão dos exercícios para que haja resultado. Se você possui dor em face, dores de cabeça constantes, dor de ouvido sem causa otológica, dor ou cansaço após mastigar, barulho ou estalido na aticulação ou travamento com a boca aberta ou fechada, procure um profissional capacitado, pois estes sao os sinais e sintomas mais comuns da DTM.