
Os principais sinais e sintomas da DTM são:
- Dor no rosto, boca, maxilar, mandíbula
- Dor de ouvido sem causa otológica
- Zumbido no ouvido
- Dores de cabeça mais de 2 dias por semana
- Dificuldade para mastigar ou movimentar a mandíbula
- Sensação de cansaço ao mastigar
- Creptações ou estalido à frente do ouvido quando abre ou fecha a boca
- Travamento da mandíbula com boca aberta ou fechada
O paciente com DTM na maioria das vezes possui dor crônica, e demora anos para procurar atendimento. Os sintomas são muitas vezes subjetivos, podendo estar ligado a outros fatores médicos como depressão, problemas otológicos, neurológicos, reumatológicos, dentre outros. Na maioria das vezes o cirurgião dentista especialista em DTM e dor orofacial é o ultimo profissional a ser procurado.
Formas de tratamento:
Apesar da complexidade do diagnóstico correto da DTM, o tratamento é simples e clínico, na maioria dos casos. De acordo com a literatura, apenas 1% dos casos de DTM requer tratamento cirúrgico, os demais apresentam resolução clínica de forma relativamente simples, contanto que seja bem diagnosticada.
As terapias para controle da dor e DTM são realizadas em casa e no consultório. Existem atualmente uma infinidade de tratamentos clínicos disponiveis para o controle da DTM, sendo eles: Termoterapia, agulhamento seco, fisioterapia, laser, eletroestimulação transcutânea (TENS), terapia cognitivo comportamental, dentre outros. Medicamentos na maioria das vezes não são necessários. A escolha do metodo ideal para o tratamento depende do diagnóstico, e será definido de forma individual para cada paciente pelo especialista.